A casa dos brasileiros no Reddit. Leia as regras e participe de nossa comunidade! The Brazilian community on Reddit. Feel free to post in English or Portuguese!
Primeiro subreddit em português dedicado a discutir tudo relacionado a dinheiro no Brasil. Na nossa Wiki vocês encontram links e sugestões de livros e materiais (inclusive gratuitos)! Só clicar no link "Wiki" acima dos posts.
Muito se fala em diversificar ações, compartilham carteiras... Mas e como vocês diversificam em classes de ativos, regiões, moedas? Compartilho minha alocação e trago à discussão.
"Históricamente, ativos com o P/E mais baixos e rendimento de dividendos mais altos tem retornos superiores do que as ações de crescimento" Jeremy J. Siegel
Calma, não precisa me falar, eu sei que o importante é "ESCOLHA BOAS EMPRESAS" kkkkkk. Galera, a minha carteira é montada com base em boas empresas, somente isso, é a única regra!!! Mas venho vendo uns estudos como esse do Siegel, mostrando que outras características como o P/E e dividendos influenciam no retorno ao longo prazo. O que vocês acham disso ??? Dividendo p/e EDIT: FOTOS
Sou recém formado em Engenharia de Controle e Automação, 24 anos, residente em Sergipe. Porém completamente descontente com o curso e com o mercado de trabalho deste. Desde que comecei a investir sempre me interessei muito pelo mercado financeiro, seja ações/futuros. Estava focado no começo do ano em investir em estudos para concursos da Receita Federal ou para as Estaduais, e vinha estudando desde o ano passado para tais concursos. Porém com a crise do Covid19, crises do governo e desgovernos tanto estaduais quanto federal, e o descontentamento e falta de prazer com o estudo de certas áreas de conhecimento decidi mudar meu foco para o mercado financeiro. Desde então venho estudando com material que eu "acho" disponibilizado online pesquisando sobre prospecções de carreira nessa área. Já vi sobre as certificações e onde cada uma se encaixa, no que estas influenciam no currículo, quais cargos existem no mercado e afins, porém, sempre, como qualquer emprego, a gente se depara com pré requisitos um pouco mais pesados do que um recém formado em outra área de atuação teria, e juntando com o estado que eu moro ser o menor do país, a falta de oportunidade de emprego/estágio que seja nesse mercado. A área que eu mais me veria trabalhando, seria na área de análise, afastada do contato direto com o cliente. Dai então recebi um email com esse MBA da XPeed e seus parceiros, no qual eles dizem que vão ensinar diversas coisas: "Grade" Nessa situação em que me encontro, um MBA seria útil a fim de galgar melhores espaços no mercado de trabalho? E se não esse especificamente, alguma outra formação(de preferência EAD) seria importante no curto prazo, para ter melhores opções de emprego e maior conhecimento teórico e prático sobre o mercado financeiro em si? Alguma certificação antes de ir a procura de um emprego é extremamente necessária?(AAI,PQO,CNPI e etc) Perguntas extras e qualquer sugestões sempre são bem vindas.
Em vitória da Lava Jato, STF retira ações penais das turmas e devolve ao plenário. Defensor da operação, Luiz fux obtém primeiro êxito na presidência do Supremo contra a ala da corte que critica os métodos lavajatistas
Estudo Caseiro e Amador - Buy & Hold com 10 ações BR de 2010 a 2019, aportes mensais na que está mais pra trás
Boa tarde, galera! Sou iniciante na área dos investimentos e adepto à ideia de Buy and Hold. Tirei umas horas no fim de semana pra colher uns dados e fazer uma simulação que, mesmo crendo que já tenha sido feita por outros, não encontrei, e, de qualquer forma, quis fazer pelo aprendizado. A metodologia deve ter várias falhas, críticas construtivas são muito bem vindas :) Premissas
A simulação se passa no intervalo entre 01/01/2010 e 31/12/2019. Quis limitar os dados até antes da pandemia pra não complicar demais.
Os dados foram colhidos quase integralmente do Yahoo Finance (com uma excessão, LREN3, do Investing.com)
Usou-se os valores de fechamento ajustado, já calculado pelas bases de dados
Os aportes têm frequencia mensal, sempre comprando no primeiro dia útil de cada mês
O valor do aporte é R$ 1.000 da data final, corrigido mensalmente pelo IPCA para trás
As empresas escolhidas são 10 das 11 "melhores" do ranking fundamentalista do Fundamentei.com (sem afiliação nenhuma, só curto o trabalho do Eduardo), segundo o ranking atual (Excluí Itaúsa por já ter ITUB):
Valores acumulados Não foi medida a variancia, mas aparentemente a carteira como um todo oscila bem menos do que cada ativo individualmente. Isso seria um efeito esperado da diversificação, eu imagino. Achei interessante a análise do número de aportes por ativo, e o retorno de cada um deles (em relação ao valor aportado no mesmo). Número de aportes e retorno por ativo Muito interessante é o efeito da tenbagger na carteira. A RADL3 foi a empresa que teve menos aportes e maior rendimento. Não sei explicar exatamente o que aconteceu com a Ambev aí :) A cotação dela deu uma retrocedida no caminho, assim ela ficou mais pra trás na carteira e o sistema indicou aportar pra compensar. Parece que foi um aporte não muito eficiente, mas, pensando no longo prazo, como a empresa "mantém seus fundamentos", e a cotação tende a acompanhar o lucro, é possível que haja valorização futura e um bom ganho em cima disso. Conclusões e Ressalvas
O yahoo finance não é totalmente confiável pra históricos da Bovespa. Eu habia lido sobre isso e notei na prática que ele tem um erro grotesco durante três meses em 2015 no qual ele ignora um split de 5:1. Dessa forma, pra LREN3, usei os dados do investing.com
Isso é um backtest e não implica em NADA pro futuro
As empresas escolhidas estão enviesadas, já que são empresas vistas como boas hoje. O ideal seria pegar empresas "boas" à época inicial
A B3SA foi incluída no meio do caminho em 2011, conforme os dados da série histórica do yahoo
A diversificação e o aporte no mais pra trás aproveita o tenbagger (ameniza seus ganhos, obviamente) ao mesmo tempo que reduz o risco
Questionamentos:
Nos testes, usei a cotação ajustada. Com isso, ignorei dividendos e JCP. Isso está correto? A cotação ajustada simularia que os dividendos já foram aplicados na própria empresa?
Onde posso pegar os dados de CDI e da ibovespa de rendimento no período pra comparar com essa carteira fundamentalista? O cálculo seria simplesmente pegar 120k (Valor presente dos aportes) e multiplicar pelo rendimento acumulado dessas aplicações, correto?
Valeu, galera! Espero ter contribuído. Segue o link da planilha (acho que basta fazer uma cópia pra editar se alguém quiser): LINK PARA PLANILHA NO GOOGLE DOCS
Ouvi dizer que o Warren Buffet está vendendo suas ações de bancos pois não confia mais no sistema financeiro mundial.
Estou tentando construir uma aposentadoria em ações, e um dos meus objetivos são bancões tipo Itau, Bradesco e Banco do Brasil. A grande duvida rondando no ar é: como estes grandes bancos irão se comportar nos próximos 10 ou 20 anos contra as fintechs que estão invadindo cada vez mais a área? Mesmo que os bancões estejam se posicionando nelas como o Itau sobre o XP, isto não diminui o risco de ficar menos lucrativo. Será que os aplicativos como o PIX vão cortar muito os ganhos do setor ao eliminar pagos por serviços bancários? Para aumentar minhas duvidas, agora vejo que nas últimas semanas o W.B. está vendendo grande parte dos seus ativos no JP Morgan, Wells Fargo e outros bancos , segundo dizem os analista porque "perdeu a confiança no setor", e está indo se posicionar no ouro. Talvez alguém por aqui tenha mais informação e experiencia no campo.
Tô aprendendo ainda sobre como funciona o mercado de ações e recentemente descobri sobre o desdobramento. Vi que algumas empresas grandes já anunciaram que vão fazer esse ano, como a Drogas Raia (RADL3) e a MagaLu (MGLU3). A Tesla fez uma essa ano também, se não estou enganado. Vocês acham que o desdobramento é um sinal de oportunidade real de entrada ou só um pega trouxa? Qual o melhor momento para a compra, antes ou depois da efetivação do desdobramento?
Em vitória da Lava Jato, STF retira ações penais das turmas e devolve ao plenário. Defensor da operação, Luiz fux obtém primeiro êxito na presidência do Supremo contra a ala da corte que critica os métodos lavajatistas
Análise fundamentalista ainda é uma forma segura de investir em ações?
Boa tarde gurizada. Comecei a me interessar recentemente pelo mundo dos investimentos e estou tentando ainda aprender sobre como manejar os riscos e identificar oportunidades de negócios. Ando tentando fugir da onda de ensinamentos terríveis dos novos coachs de investimentos do youtube, mas realmente tenho tido dificuldades pra entender as terminologias específicas dos temas apresentados aqui e preciso de uma luz de pessoas dispostas a me dar alguns conselhos sem conflitos de interesses pra tirar minhas dúvidas. Enfim, comecei a ler um pouco sobre a análise fundamentalista e com o tanto de inconsistências que tenho encontrado na recente onda de "conteúdos" produzidas pelos coachs e novas empresas lotando o google com suas propagandas completamente parciais, não consigo mais diferenciar quando um conteúdo é realmente válido ou não. Afinal, é possível investir usando essa metodologia para escolha das ações, pensando numa estratégia de buy and hold/ swing? -Outra coisa, posteriormente estarei me formando em medicina e tenho botado fé nessa história de sair da "corrida dos ratos" apresentada no Pai rico e pai pobre, estou sendo um feliz iludido ou posso realmente tentar me aprofundar nessa vida? ainda estou focado em estudar o assunto, mas nunca investi sequer um centavo. PS: eu realmente sou bastante ignorante no que tange o assunto de investimentos e finanças pessoais, perdoem-me se acabei caindo em alguma falácia de algum charlatão e não percebi hahahaha
Abri conta na XP com o objetivo de usar apenas para tesouro direto. Agora quero começar a investir na bolsa e dois colegas me falaram pra usar a Clear por ter taxa zero. Mas a XP parece que esteve reformulando algumas taxas de corretagem. Existe algum benefício para permanecer na XP e não ir para a Clear?
Alocação em moedas estrangeiras (moeda física e ações large cap)
Olá pessoal. Tenho tido algumas dúvidas sobre formação de patrimônio. Sei que a pergunta também é enviesada pelo contexto de disparada do dólar, mas enfim. Tenho comprado dólar físico, franco suiço físico, euro físico, ações large caps dos EUA e Europa desde que o dólar custava 3,70 ao final de 2018. Desde o começo de 2020 (antes do COVID-19) meus investimentos já estavam 60% atrelados ao câmbio, o que me permitiu um saldo expepcional nos ganhos não-realizados. Sei também que o real pode vir a se fortalecer e apagar parte desses ganhos no curto prazo. A pergunta é: Faz sentido no longo prazo (30-40 anos) mais de 80% do meu patrimônio estar em moedas fortes, ainda que eu não venha a me aposentar fora do Brasil? Pergunto porque historicamente a inflação dos países centrais tem sido expressivamente mais baixa que dos países emergentes.
Fr om the buyer’s perspective, the main advantage of binary options trading is that the Risk taken is limited to the premium Negociação De Ações Binárias On Line that the trader pays up front to take on a binary option position. So in above Negociação De Ações Binárias On Line example, the Risk taken Negociação De Ações Binárias On Line by the trader is limited to $100 in that ... This post is also available in: 日本語 Español Nederlands Page Actions are custom filters that modify the look of a page. They allow you to make adjustments to individual webpages, and to make browsing more effective and focused on your individual needs. Nesta página, você encontra dados sobre os mercados de ações mundiais. É possível visualizar as informações por continente, país ou índice de ações específico. Use as guias para encontrar dados sobre preço, desempenho em diferentes períodos de tempo, resumos de análise técnica e informações fundamentais. O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3.Ele reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Criado em 1968, consolidou-se como ... Investir em ações é ter maior possibilidade de rentabilidade, especialmente a longo prazo. O time de especialistas da nossa casa possui as mais altas certificações do mercado para entender seus objetivos e ajudar você a alcançá-los, através de estratégias em ações.
Radar é o novo programa diário que vai resumir, em poucos minutos, os fatos mais relevantes do noticiário econômico e político do Brasil e do mundo e os seus... GL FLIX - Canal direcionado para investidores em ações iniciantes que desejam aprender os conceitos e indicadores fundamentalistas de demonstrativos de resul... Aprenda o Buy and Hold - O Guia Definitivo: https://canaldoholder.com.br/e-book-aprenda-o-buy-and-hold Lista de espera do meu curso De Zero a Holder: https:/... Enjoy the videos and music you love, upload original content, and share it all with friends, family, and the world on YouTube. Louise Barsi, Fabio Baroni e Felipe Ruiz, três investidores que seguiram o jeito Barsi de Investir por vários anos e hoje vivem de dividendos graças aos ensi...